Numa pequena discussão sobre o livro "O Mundo virou de cabeça para baixo", cada aluno teve que dar a sua opinião e sugestão deste mundo que estava de cabeça para baixo. E por ter uma certa idade , experiência e visto um mundo literalmente de cabeça para baixo, ao passar 5 anos no Japão, fiz o seguinte comentário:
Realmente as mudanças estão acontecendo de forma rápida e vertiginosa, e estamos assustados com a evolução tecnológica que vem acontecendo nos últimos tempos. Afinal essas mudanças alteram o comportamento de toda a sociedade e destrói um mundo como antes conhecíamos. Precisamos está atento ao novo tempo, e mais ainda hoje por motivo da nova tecnologia da Web que coloca o cidadão comum como centro da história atual. Hoje mudamos por causa da nova tecnologia, mas sabemos que temos um certo controle sobre a situação.
Hoje nos participamos quando uma grande empresa resolve ditar as regras para todos. Gritamos, agitamos, colocamos no Blog, Fórum, ... Nos tentamos virar a mesa e buscamos a liberdade. Já tivemos o controle do mundo com as grandes companhias de navegação inglesa que dominava tudo e todos, mas logo apareceram os piratas que tentaram salvar o mundo deste poder. Acabar com a mesmice e a grande expansão dos ingleses, dos holandeses e portugueses. Vimos a IBM uma poderosa empresa de informática ser ameaçada pela apple e pela Microsoft. A Microsoft que também já teve seu momento de grandeza e de pirataria também começa a mostrar sinais que vai cair. O Google vem derrubando tudo e a todos, e estamos tentando saber quem vai ser o pirata que vai desbancar o Google? Na realidade torcemos por isso, mas as vezes não sabemos quem são os heróis e os bandidos!
Os grandes impérios nascem, mas logo são substituido por um novo império mais poderoso, seja ele ditadorial ou não. Sou um pouco cético em achar que tais mudanças tecnológicas são exatamente o motivo das mudanças de comportamentos, quebras de grandes corporações, salvação do mundo ou a destruição dele. Já vi muitas mudanças, e na história da humanidade temos relato dessas mudanças acontecendo o tempo todo. Quando pequeno eu ouvia o meu pai e meus avós falando sobre isso, que o "mundo já não era mais o mesmo", "onde esse mundo vai parar!". E hoje leio que o mundo estar de cabeça para baixo, e na realidade ele sempre esteve para os mais informados. Já que para os desavisados essas mudanças ainda não ocorreram, o mundo continua enorme, distante, imensurável e imutável. Para alguns, o homem não pisou na lua, o computador e uma máquina que serve para complicar a vida, e o mundo não passa de uma parafernálias que só atrapalham aqueles que sempre fez a mesma coisa da forma antiga.
A internet vive num momento de evolução, mas para quem nasceu agora, simplesmente deverá ver a internet como uma ferramenta simples, de uma forma como um usuário da interatividade, talvez sem perceber a real importância do que está na sua frente. Assim como enxergamos a matemática hoje em dia. Os filhos do amanhã receberão informações pela internet, terão diálogo com os pais pela internet, não entenderão direito a função de um jornal, revista ou de uma televisão, e muitas culturas e tecnologias serão destruídas e muitas outras nascerão. Pois uma tecnologia sempre cria uma outra nova tecnologia e uma nova necessidade de consumo.
O que você acha??
Marcadores
ACP
(1)
After Effects
(1)
Alerta
(29)
aquarela
(2)
Arte
(4)
Beleza
(2)
Bienal
(1)
Brasil
(6)
calamidade
(8)
California
(2)
China
(1)
cometa
(1)
COP15
(2)
Copa 2014
(4)
COPA DO MUNDO
(4)
Copenhague
(2)
Coreia do Norte
(1)
corrupção
(1)
crime
(1)
Cultura
(2)
curitiba
(6)
Curupira
(1)
desenhos
(9)
Dia das Crianças
(1)
Dicas
(1)
eleições
(1)
espaço
(1)
estrelas
(1)
exposição
(1)
Facebook
(2)
faleceu
(1)
Feliz 2011
(1)
filme
(13)
Fotomontagem
(3)
frio
(1)
Geminni
(2)
governo
(6)
gripe suina H1N1
(5)
Haiti
(1)
histórias
(2)
Homem
(1)
homenagem
(3)
Humor
(32)
ilustração
(2)
Inglaterra
(1)
Internet
(1)
iPAD
(3)
Japão
(1)
Jornalismo
(5)
Livro
(2)
Lupaluna
(1)
meio ambiente
(13)
Michael
(9)
Michael Catunda
(1)
mundo
(1)
Música
(1)
natureza
(3)
Novela
(1)
palestras
(2)
petrobras
(1)
Petróleo
(1)
pintura
(6)
politica
(11)
poluição
(2)
pré-sal
(2)
Projeto Paisagismo
(3)
propaganda
(18)
publicidade
(1)
Raquel Catunda
(1)
Rio de Janeiro
(2)
Roberto Shinyashiki
(1)
São Francisco
(1)
São Paulo
(7)
Seca
(1)
Show
(1)
slaviero
(1)
Stonehenge
(1)
Tecnologia
(2)
Trânsito
(5)
UK
(1)
ukiyoe
(1)
viagem
(10)
Vídeo
(2)
WEB
(1)