EFEITO DOMINÓ DAS CONTRAÇÕES (SÓ) DOS ESTAGIÁRIOS

Participo de alguns grupos de publicidade e sempre o assunto que vem em pauta e a questão do baixo salário e a contratação excessiva de estagiários. Venho colocar aqui a minha teoria do que vem acontecendo no mercado e tentando entende de forma antropologica o que está acontecendo com os donos de agências, birôs, escritórios de criações, design, profissionais liberais, freelas, etc.

É muito mais fácil e barato contratar (vários) estagiários do que contratar (vários) profissionais. Não vou entrar em detalhes as questões financeiras, judiciais e os encargos trabalhistas. Já que todos aqui já Sabemos mais ou menos quanto vale um estagiário e um profissional.

O EFEITO DOMINÓ DAS CONTRAÇÕES (SÓ) DOS ESTAGIÁRIOS
Os empresários contratam os estagiários que estão disponíveis no mercado por uma bagatela. Os estagiários que terminam o seu tempo regulamentar na maioria são mandado embora. Dispensados, livre para desfrutar o que aprendeu no trabalho e na faculdade direto para o mercado. Os poucos que são contratados por uma bagatela um pouco melhor, se sentem mal por não ter um salário tão bom, e se é que vai ter um salário tão bom, ou a Carteira de Trabalho assinado? Pois a empresa está em crise e não pode pagar muito. O argumento é que o lucro é baixo e os encargos são alto. Mas quando a empresa crescer, ele vai crescer junto. Dificilmente, pois se a empresa crescer, o empresário vai contratar o profissional. Pelo menos, deveria!?
Os demais estagiários que não conseguiram um emprego CLT. Acho que uns 87%, e desse grupo, uns 45% resolvem tentar uma vida solo e montar a sua pequena empresa. Já que os encargos não são tão caros e o mercado está cheio de estagiários que querem ser contratados.
Enfim, tentar uma vida solo, acaba sendo a realização do sonho de montar o seu próprio negócio. E ganhar qualquer coisa fazendo o trabalho sozinho as vezes ganha mais do que estivesse contratado.
O novo empresário não tem muito experiência, mais tem um ótimo plano de guerrilha e resolve cobrar preço bem abaixo do mercado. Já que não tem um gasto muito alto! A empresa crescer e o novo empresário (ex-estagiário), resolve contratar mais estagiários por uma bagatela.
Resultado disso é que o mercado enche de novos pequenos empresários (empresas) em busca de novas conta e cobrando preços bem barato. E o efeito Dominó vai piorando, pois as médias e grandes empresas precisam ser competitivas e a melhor forma é baixando custo com contratações de estagiários e profissionais sem carteira assinado, ou utilizando aquele velho formato do caixa 2. Ganha um pouco na Carteira de Trabalho e um pouco mais por fora.
Existem diversas empresas, agências de propaganda, designer, birô estúdio, escritórios de criação que acabaram de ser formado por ex-estagiários e que agora são profissionais (liberais) tentando ganhar o dinheiro suado. Tudo isso porque existem diversas empresas (escola, universidade) criando os novos profissionais na área e a demanda aumentou muito de jovens publicitários/designer no mercado.
Houve um comentário dizendo que se o estagiário não foi contratado, e porque ele tem algum problema e eu sinceramente não acredito nisso. Acho que o principal problema desses profissionais e que ele não pode ser contratado e o estágio acabou. Simples assim!

E o Efeito Dominó continua e vai acontecendo tudo de novo. O estagiário não é contratado, ele ganha mais como freelas, ele monta negócio, ele contrata estagiário, paga mal pois a empresa não pode se dar ao luxo de de cobrar bem, o estagiário que ganha pouco consome pouco e não tem dinheiro para consumir alguns produtos, o mercado se transforma numa linha horizontal de consumo. Esse novo grupo se transforma na classe média baixa e o novo mercado fica favorável para esse novo grupo de negócio. O que não chega a ser um grande problema na visão global. A horizontalização dos consumidores ainda é melhor do que a pirâmide que tínhamos que gerava um grande problema com só alguns ganhando muito e muitos ganhando nada.
Escolha aonde você vai ficar nessa história.
- ser um eterno estagiário
- ser um profissional da área pro um período de 5 anos (se tiver sorte!)
- ser um empresário
- Montar uma escola para atender esse mercado que precisam dos estagiários. Mão de obra barato.
Moral da história.
Não tem moral da história. Só tem algumas variáveis.

Atenciosamente,
Michael Catunda
Diretor de Arte