SENHOR, PEDI PARA CHOVER, MAS CHOVER DE MANSINHO

As chuvas fortes e vendavais voltaram a castigar os estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul e fizeram mais duas cidades catarinenses decretarem situação de emergência. Com chuvas torrenciais, chuvas de granizo, temporais, ventos e inundações que não dão treguá. O governo não consegue fazer muita coisa, há não ser mandar ajuda humanitária e uma ajuda de custo quase simbólico para a cidade ou estado em crise.
No final do ano passado (2008) o vale de Itajaí/SC sofreu muito com as chuvas, e esse ano a destruição continuou, e quase nada e feito de forma preventiva. Então é só uma questão de tempo para ver as cenas de destruição e calamidade se repetirem na região sul e sudeste. Até a data atual são mais de 3.000 pessoas desabrigadas e desalojadas por causa das chuvas. Se algo não for realmente feito pensando de forma imediata e preventiva, acho que teremos um novo desenho na cartografia do mapa do Brasil.
E pensar que quando voltei do Japão para o Brasil me assustei ao ver a região Sul sofrendo de estiagem e economizando de água (2006). No jornal mostravam imagens que lembravam cena do nordeste do Brasil. E agora lembrei da letra da música de Luiz Gonzaga. "Senhor, eu pedi para o sol se esconder um tiquinho. Pedir pra chover, mas chover de mansinho..."

Michael Catunda - Curitiba/PR

- No meu Blog evito colocar referências de data, pois acho que algumas notícias e informações são quase que atemporais. Isso que dizer, aconteceu, acontece e vai continuar acontecendo.